Mel





Nome: Mel
Nascimento: 10/02/2006
Horário: 19:47
Peso e Altura: 3.425kg e 49cm
Dia da semana: Sexta Feira

A Mel gosta:
Animais, Barney, Backyardigans,
praia, sol e muita bagunça.


Comments:
Oi Marcia!!! Tb comprei esse livro e tô amando... Já tinha ouvido falar da "Encantadora de bebês" na TV a cabo e outro dia na livraria achei esse livro, comecei a ler ali mesmo e adorei, achei bem direto, objetivo. A Maria é uma bebê enérgico, mas a rotina do sono tem dado certo, antes eu embalava ela até dormir, e com mais de 5 kg tava ficando complicado, e agora lá pelo segundo ou terceiro bocejo coloco ela no berço, dou uns tapinhas nas costas e ela dorme como um anjo... Agora preciso anotar a hora que ela dorme, acorda, qto tempo, pre'u poder me programar...
A Melzinha tá cada dia mais doce haha linda demais!!!
bjos pra vcs
Carol e Duda
 
Postar um comentário








[segunda-feira, março 20, 2006]


Voltei, pois muita gente tem perguntado sobre como fazer a Mel dormir...
Bom, espero não ser processada por estar reproduzindo o livro que li, mas de qq forma, se alguém quiser ler mais completamente e além desse, vários outros assuntos, o livro que usei foi 'Os Segredos de Uma Encantadora de Bebês'. Eu achei muito útil, e me ajudou muito. Não sei se tive sorte, ou se os métodos realmente são eficientes para todos.
Um dos motivos de eu não ter colocado aqui antes, é que ela separa os tipos de bebes em 5, os mais quietos, os mais agitados, irritados, etc, etc... por isso, as dicas são diferenciadas para cada um, por isso fica difícil fazer funcionar para todos, uma vez q só posso passar a minha experiencia com um tipo de bebê, a Mel no caso é um 'bebe livro-texto' como ela descreve. Talvez para bebes mais agitados, ou mais sensíveis, oq eu faço com ela não vá funcionar, por isso seria interessante comprar o livro.. não esotu ganhando comissão *rrsss*

Começando, comprei o livro pq a Mel chorva de ficar roxa e sem ar, quando tomava banho ou trocava as fraldas... eu ia ficando nervosa qdo chegava essa hora, pq era de dar pena... e não tinha oq a fizesse parar!
No livro, ela sempre parte do princípio de que devemos dizer ao bebe tudo oq fazemos, e explicar, como que para um adulto, oq estamos fazendo, enfim... o diálogo é oq ela preza, mas deixando claro que é um dialogo e não uma palestra... dando tempo para o bebe poder responder (a sua maneira) e participar efetivamente.
Assim sendo, ela propunha que qdo eu fosse trocar as fraldas, que era para comunicar q ia trocar as fraldas... do tipo: "Mel, agora vamos trocar as fraldas... você vai ficar no trocador, com licença, mamãe vai tirar suas meias. Agora mamãe vai tirar as calças, só assim podemos trocar a fralda... " Ahh sim, ela tb sugere que as coisas sejam feitas lentamente, não simplesmente tirar a roupa e as fraldas logo rapido... que seja feito devagar. Enfim, qdo eu li me senti bem boba pensando em fazer isso, mesmo pq todo mundo ia rir de mim...
Pode ter sido coincidencia, ou pode ter sido que realmente funcionou, mas do dia em q eu coloquei isso em prática, a Mel NUNCA mais chorou e fez escandalo pra trocar a fralda. A autora diz q isso é um tratamento com respeito, onde o bebe não é um boneco que as mães/pais simplesmente trocam e destrocam sem dar satisfações. Partindo da premissa que eles tb são gente, e que tudo para eles é novo, o idela é explicar oq está fazendo. Não sei, só sei que funcionou. E eu ficava desesperada pra trocar, pq parecia q alguém estava matando, era horrivel!!!

Para o banho era a mesma sina!! Chorava de perder o ar... a mesma sugestão de falar e explicar é dada, além de uma maneira diferente de segurar o bebe na banheira, mas isso eu não consigo explicar, realmente só olhando! Eu só sei que funcionou muito bem, e ela toma banho bem quietinha agora!! Parece um milagre, pq na teoria eu não fiz nada praticamente, mas mudou radicalmente.

Sobre dormir... ela propoe que vc siga uma rotina do tipo -alimentação - atividade - sono - tempo para vc.
Assim sendo, recomenda que o bebê NUNCA mame e durma imediatamente, para não associar o ato de dormir, ao peito/mamadeira. Pois assim eles só conseguirão ir dormir se estiverem no peito ou na mamadeira, e aí ninguém aguenta!
Ela propoe que o bebe mame, e uns 10 minutos depois de arrotar faça alguma atividade... é claro que para bebes muito novos, as atividades são bem restritas.. por exemplo olhar brinquedos coloridos... ou uma cartolina branca com linhas pretas (os bebes não enxergam as linhas paradas, eles as veem se movendo, por isso gostam de olhar e se entretem), ou tomar um banho, enfim... algo que separe o ato de mamar com o de dormir.
Depois da atividade, ele pode dormir. Só que, não deve dormir no colo, ou sendo embalado, dando tapinhas, nada... O bebe pode ficar no colo até começar a mostrar sinais de cansaço...
o ideal é que no terceiro bocejo ele seja colocado no berço. Caso vc perca os bocejos de vista, é muito facil reparar que os bebes qdo estão ficando com sono, fixam o olhar em algum lugar e ficam com esse olhar parado, como que pensando em algo... isso é um sinal claro de que ele vai dormir em breve!
Esta é a hora que vc deve colocar no berço. Sim, ainda acordado e não dormindo. Um dos motivos (além do obvio) que ela alega, é que os bebes que dormem no colo e acordam gritando no berço, é justamente por se sentirem desorientados... afinal foram dormir em um lugar, e acordaram em outro totalmente diferente. Além de, claro, faze-los acostumar-se a dormir já em seu berço, pois com o tempo vai se tornando dificil carregar no colo e embalar. Além de que, é sempre muito bom eles se sentirem bem e seguros estando em seus berços.
Bom, voltando... coloca-se o bebe ainda acordado, porém sonolento no berço. Nos primeiros dias, ela recomenda que a mãe/pai, fique dando tapinhas nas costas do bebe já deitadinho no berço, assim ele não se sente sozinho. É possivel q nos primeiros dias vc tenha que ficar 20 ou 30 minutos dando tapinhas, mas com o passar dos dias o tempo vai diminuindo até ficar zero.

Quando eu li isso, cheguei a rir, só com a ideia de coloca-la no berço acordada, e ela não fazer escandalo pra voltar pro colo... mas acredite, funcionou!!! Ela ficou lá, olhando um pouco pro protetor de berço, e aos poucos foi fechando os olhinhos, até dormir. E dormiu muito bem obrigada, por pelo menos umas 3 ou 4 horas. Isso me deu tempo de tomar banho, deitar um pouco, enfim.

Ela propoe que vc faça um diario da rotina, assim poderá saber em quais horarios o bebe dorme mais, por quanto tempo, e assim pode programar o dia para fazer as coisas sem maiores surpresas. A Mel por exemplo, dorme muito bem das 8 ou 9, até muito facilmente as 13:00. Sem reclamar. Esse é o tempo que aproveito para fazer várias coisas, entre elas estar aqui no blog! *rs*

O diário me ajudou a identificar qual era a hora que ela mais dormia, e assim poder planejar o meu tempo tb.

Enfim, não sei se eu explicando assim vai conseguir ajudar as outras mães, mas caso não ajude, recomendo de coração que compre o livro.
Toda a chave do livro é a rotina, que os bebes devem seguir. E um bebe com rotina é um bebe feliz, podem acreditar. Seguindo essa rotina q ela propoe, foi bem fácil conseguir que ela durma bem durante o dia, e durante a noite.

Espero ter conseguido explicar, e espero que funcione tb para os outros bebês!!!
Um beijinho

 

Postado por Marcia e Mel
1 Comentários aqui.